top of page
  • Foto do escritorABM

A Fábula da Filha Prodígio

Suposto o uso vulgar, diz-se que a imaginação é um dos mais preciosos bens que o Homem possui. Assim, conta essa valorosa amiga dos mortais que um dia, o Sr. Acaso, convocado para dar uma solução ao mundo dos homens que há muito tempo estava um caos, fez com que se encontrassem o Sr. Importante e a Sra. Prioritária, o diálogo entre os dois foi breve: "É você a famosa Prioritária?" "Sim", disse lacônica. "E o Sr. é o importante Sr. Importante!". "Eu mesmo", respondeu cheio de si.


Ambos tinham necessidades recíprocas, não cabendo ao Sr. Acaso quaisquer outras intervenções que não a de tornar aquele não casual encontro numa eficiente e produtiva parceria de sucesso, mais ou menos nos moldes da mais bem sucedida parceria da história humana; a que une os políticos com o dinheiro público.


O tempo, que não tem travas, foi passando e logo ambos estavam íntimos. De acordo com as crônicas de data recente o caos deixou de ser caos e se transformou numa insustentável anarquia sem governo e dessa mesma data consta que o Sr. Importante e a Sra. Prioritária deram à luz a uma filha que era dotada de extraordinários recursos intelectuais, o que deixava estupefata toda a comunidade da imaginação que não podia entender como tão simplório casal foi capaz de dar à luz a tão notável petiz.


Com grande agitação, todos os componentes governamentais se reuniram com o intuito de estudar os fenômenos que tornaram possível um tão eloqüente sucesso na gestação de uma vida e assim todos que compõem a máquina estatal foram convocados; a Burocracia, as Repartições, as instituições de ensino e todo o demais aparelho que dificulta a vida de todos aqui do mundo real.


Não sabendo explicar quais as raras combinações de genes que tornaram possível o nascimento da mais eficiente forma de desenvolvimento do mundo desde aquela coisa que gira, todos foram sumariamente demitidos e a Filha Prodígio assumiu as responsabilidades de gerir e dar continuidade a todos os sistemas necessários para a sobrevivência dos homens.


Em poucos meses, os diários de toda parte do mundo exaltavam com grande furor que os flagelos que assolavam os paises mais pobres foram simplesmente exonerados de seu ofício de flagelar; doenças sexualmente transmissíveis, a extinção do analfabetismo. Um programa de saneamento formulado a partir de princípios básicos de soluções hídricas e uma engenhosa técnica que derrubou todos os conceitos de economia que tornou o acesso aos meios de produção um sucesso absoluto.



Assombrados com os resultados, os governantes do mundo reuniram-se em assembléia para sabatinar a Filha Prodígio: “Qual o segredo para tão estupendo sucesso, Sra. Educação?” “Não há segredo; exceto aquele que meus pais tentaram mostrar a vocês; o de que a Prioridade na Educação é a mais Importante das conquistas!”.


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page