top of page
  • Foto do escritorABM

Deus Não Abençoa Ninguém

Deus não abençoa ninguém. Nenhum deus. Nem aquele da tríade hindu; nem o clamoroso dos muçulmanos; nem o transcendente do xintoísmo; nem o grave judaico-cristão: nenhum. Eratostenes, sábio grego do século III a.C, com dois gravetos mediu com espantosa precisão a circunferência da Terra; talvez eu precise de uma floresta inteira de palavras para demonstrar, sem sucesso, que Deus não abençoa ninguém. Em toda e qualquer religião existe o conceito do “deus” justo. O princípio desse Ser superior é sempre o da Justiça, Sabedoria, Amor e não seria coerente a esse Ser dotado de tão nobres sentimentos permitir que tragédias acontecessem sendo que as poderia evitar. Me parece a imagem de um Ser sádico, caso a crença universal que crê no Deus que abençoa, salva e livra as pessoas de infortúnios, simplesmente escolhesse este ou aquele como preferido, livrando-o sempre, protegendo aquele que ele, com critérios abstratos, escolheu e adotou. É um equívoco. Eu acredito no Deus Supremo. Aquele que abarca todos de credos. Mas ele não abençoa ninguém. Há um turbilhão de exemplos; desde os fundadores de seitas que se valem da grife divina para faturar riquezas na terra e não são punidos até aos líderes nazistas que não obstante os horrendos crimes que praticaram, desfrutaram de uma vida pacata nos Alpes suíços ou nalguma periferia do terceiro mundo; ricos com o que pilharam de suas vítimas e anônimos. E Deus, como é o correto a se fazer, não interveio, nem intervirá jamais. O avião que caiu e desmanchou em ruínas uma família inteira junto com um bebê de dez meses na zona norte de São Paulo no último domingo é a prova insofismável (entre tantas outras milhões) de que Deus não abençoa ninguém. Que crime teria cometido a criança além do de nascer? Para Sófocles, não nascer era a maior de todas as dádivas. Se o Criador abençoasse alguém, teria livrado a criança que, na condição de criança, parece inculpe de qualquer pecado, embora que, para Kafka, a culpa seja sempre indubitável: ponto para o Deus-interventor.


Se Ele abençoasse alguém não haveria nos leitos de hospitais gente de boa índole e excelente fé, (como há) e no outro lado dessa moeda perversa chamada mundo, traiçoeiros notórios, bandidos de alta estirpe, saboreando o manjar ímpar que é viver sem afetação. Existem muitos desses que não provarão um único dissabor antes de entrarem no ventre da terra. Deus não se responsabiliza pelos atos dos homens. Como o proprietário do imóvel que aluga sua casa, a preço módico, para um inquilino nocivo, esse locador não tem qualquer culpa pelas ações irresponsáveis daquele que é o locatário, e danifica o lar e a sua vida. O homem é essencialmente mal.

Tomemos como base o mito - para alguns - e a fé, para outros, de que sim, houve um Adão e uma Eva: raciocinemos:

O casal se rebelou no Éden, o Criador desfez o contrato que havia feito com a humanidade. Dali para frente, os homens estavam entregues à própria sorte. Os primeiros humanos romperam a principal cláusula do contrato – a obediência, e o preço pago por aquela longínqua atitude é a infinda série de tragédias que acompanham a civilização. Naturalmente, segundo promessa bíblica, o próprio Criador porá termo a essa aparente tragédia sem fim. Até que esse dia chegue, muito ranger de dentes, choro e gemidos se ouvirão nos quatros pontos do globo, desde a facada anônima que ceifa a vida de um indigente à catástrofe de um tsunami que devora 225 mil pessoas numa única bocada; aproveitando o vasto número de vítimas deste evento, creio incorreto não haver entre tantos uma meia dúzia de “escolhidos” pelo Criador. Escrito por Alex Menezes às 23h37

Posts recentes

Ver tudo

bottom of page