• ABM

À Espera do Juízo Final




Subjaz num canto remoto da cabeça do cronista o motivo que não o leva a escrever sobre o atentado que trucidou 126 pessoas no Paquistão; os destinos da China e por conseqüência do mundo, no 17º Congresso do PC Chinês e as promessas do presidente Hu Jintao; o leilão das estradas que a gente pagou para reformar e o governo agora doa para a iniciativa privada faturar alto; as falcatruas da Cisco Systems, a medalha perigosa que George Bush deu ao Dalai Lama, inimigo mortal da próxima potência mundial; a votação da CPMF, as fotos da Mônica Veloso, o Nobel da Paz para Albert Gore que gastou 95 mil dólares em sua casa com energias poluentes; o bebê raptado em Minas...


Mas não; o autor prefere falar de religião. Religião? Não o quero enganar. O “bispo” Edir Macedo, aquele que, caso houvesse justiça e razão no mundo, deveria estar presíssimo, numa gaiola suspensa no planeta Netuno, tem um programa de rádio. Que frase longa, meu Deus. Edir Macedo, falou isto, nesta semana:


“Estamos gastando 7 milhões de reais por mês para sustentar os programas de rádio. De onde vem esse dinheiro, do céu? Ele não cai do céu. Vem de ofertas. Mas, se você gosta e não participa, como pode querer ser abençoado?”


Agora, o espetáculo atinge o orgasmo sacro, pseudo-sacro; a palavra ouvida fez feder no ouvido, escrita faz feder os dedos que as digitam:


“Pegue um boleto bancário, deposite no banco e depois venha com o recibo na nossa igreja. E nós colocaremos o seu nome no nosso computador para orar por você. Mas tem de pagar todos os meses. É uma parceria: você nos ajuda financeiramente e nós ajudamos você com nossas orações. Dê 20 reais, 30, 100 reais ou mais. Eu tenho certeza absoluta de que Deus irá ajudar quem nos ajudou”.


Observaram? O próprio diabo deve ter ficado enrubescido, meio sem jeito com a cara de pau deste facínora que ousa superar o mestre na ganância e na astúcia.


- Puxa, ele deveria ser mais comedido – deve ter dito o capeta, saindo à francesa após ouvir a pregação do seu pupilo.


Fico realmente muito indignado. A Turquia ameaça invadir o norte do Iraque e danar de vez a situação da ex-Babilônia. O Irã insiste no seu projeto nuclear e o atual deus da Terra ameaçou a todos com a possibilidade duma III Guerra Mundial; Mianmar ou Birmânia tem lavado com muito sangue sua política suja, e eu aqui, preocupado com um déspota como esse Macedo; com tantos déspotas de mais charme e gabarito na ativa, como o Osama Laden que acabou de enviar uma mensagem (00:33) à TV Al Jazeera pedindo comedimento aos islâmicos. Vê? Até o senhor Osama comandante-em-chefe das barbáries atuais pede cautela. Um terrorista ensandecido como ele é infinitamente menos danoso para a civilização do que um Macedo bem treinado. No Juízo Final (torço para que haja um) um Laden terá mais chance de alcançar o nirvana (que salada ecumênica!) do que um Macedo; o Julgador terá de criar um novo instituto, nem no inferno vão querer hospedar um agente tão peçonhento como este. Similia similus curentur.





Posts recentes

Ver tudo